É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a profissão de barista, profissional especializado em cafés, mas sabia que existe curso de barista? Isso mesmo, a Café do Mercado oferece curso de barista básico na sede administrativa localizada em Porto Alegre – e o treinamento recebe todo tipo de participante interessado no tema, seja para conhecimento próprio, seja para seguir a profissão.

 

O blog Na Carona da Quel participou do curso de barista, representado pelo colaborador Augusto Vasconcelos (@augustousto). Ele compartilha essa experiência na sequência. Sobe na nossa carona!

 

capa

 

Curso de barista

“Barista é mais do que fazer café: é entender todo o processo de cultivo, torra e moagem dos grãos; conhecer os estilos da bebida e como funcionam os concursos da área. É isso que o curso de barista básico apresenta, fazendo um panorama para que os participantes naveguem pela área com a qual mais se identificam”. Com essas palavras e uma xícara de café fresquinho, Ricardo Teles deu as boas-vindas à nossa turma: nove pessoas de áreas completamente diferentes em busca de conhecimento, prática e um novo desafio – todos ligados por algo em comum: o gosto pelo café.

 

Ricardo ministrou o curso de barista básico da Café do Mercado ao lado do também especialista Tiago Mello. A sintonia entre os amigos e colegas de trabalho deixou nítido, desde o início, que o sábado seria inesquecível.

 

A primeira etapa do treinamento consiste em uma contextualização histórica sobre a origem do café, passando pela tradição da bebida em diferentes partes do planeta. Logo aprendemos sobre as espécies de café – especialmente as diferenças entre Robusta e Arábica.

 

Um bom barista precisa entender as particularidades dos grãos que utiliza, então nada mais justo do que um capítulo sobre produção e beneficiamento; colheita; secagem; torra; aparência dos grãos; moagem e principais regiões produtoras. Spoiler: nessa parte, eles nos levaram aos bastidores para acompanhar pessoalmente a torra de café (isso a Globo não mostra!).

 

etapas de torra (1)

 

Barista na prática: café espresso

Chegando à segunda etapa, foi hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no café. Divididos em dois grupos, aprendemos a regular um moedor do zero (não é tão simples na primeira vez) e pilotar a máquina profissional. Detalhe: é uma Victoria Arduino, marca oficial do Campeonato Mundial de Barista (World Barista Championship) – que responsabilidade, hein?

 

Erramos. Erramos. Erramos de novo. E mais algumas vezes. Mas observamos cada falha e encontramos juntos os ajustes necessários para chegarmos ao espresso perfeito. Também preparamos nossos próprios cappuccinos italianos, com direito a leite vaporizado e espuma lisinha.

 

Baseado no que experimentamos durante o curso de barista da Café do Mercado, ouso dizer que o principal requisito dessa função é saber preparar um bom espresso – tanto quem vai usar os aprendizados em casa quanto quem planeja investir na carreira.

 

cafés do Brasil

 

Mais do que fazer café

No final, entendemos o que o Ricardo falou lá no início: “barista é mais do que fazer café”. A paixão dele e de Tiago por esse universo é contagiante – desde o fato de estarem sempre dispostos a aprender e ajudar até as ‘zoeiras’ durante o treinamento.

 

Fica o aviso: você nunca mais vai consumir café do mesmo jeito. Em casa ou em cafeterias, aguçar os sentidos se torna um exercício constante – e é maravilhoso!

 

turma

 

Sobre a Café do Mercado

A Café do Mercado nasceu no Mercado Público de Porto Alegre (RS) com o objetivo de estender aos clientes os melhores cafés brasileiros moídos na hora, oriundos de fazendas parceiras. Em 2001, inaugurou a torrefação própria com equipamento ecológico para cafés gourmet. Nove anos depois, foi reconhecida pela revista Veja como Melhor Espresso de Porto Alegre. Hoje oferece cafés em grãos, moídos e em cápsulas, atendendo a diferentes perfis de consumidores.

 

Serviço

O quê: curso de barista básico da Café do Mercado

Onde: Porto Alegre (RS)

Endereço: Avenida Cairú, 163 – Bairro Navegantes

Quando: um sábado por mês, mediante consulta

Duração: 8h

Quanto: R$ 500 (inclui apostila, diploma e assinatura da revista Espresso)

Informações: www.cafedomercado.com.br

 

*Texto e fotos: Augusto Vasconcelos (@augustousto)