BENTO GONÇALVES: as experiências inesquecíveis para viver na Dal Pizzol

A capital brasileira do vinho tem aproximadamente 150 vinícolas e cantinas, que produzem centenas de milhões de litros de vinho e espumante todos os anos. Mas se existe um lugar em Bento Gonçalves onde a cultura do vinho é exaltada em todos os sentidos, este lugar é a Dal Pizzol.

Foto: Gilmar Gomes
Foto: Gilmar Gomes

Mais do que fazer vinhos e espumantes de qualidade ímpar, a Dal Pizzol conta com museu, cultiva videiras do mundo todo, coleciona vinhos e espumantes e proporciona experiências inesquecíveis para seus visitantes.
Neste post, a gente te conta um pouquinho do encantador mundo da Dal Pizzol.
Tradição na vitivinicultura desde 1878
A Dal Pizzol mantém viva a tradição de 13 gerações na elaboração de vinhos e no trato de castas nobres – os fundadores vieram da Itália, em meados de 1878 – e mostra isso todos os dias na vinícola, que está localizada na Rota das Cantinas Históricas, em Faria Lemos, em Bento.
Liderada pelos herdeiros Antônio (ou Toinho, como é carinhosamente chamado por todos) e pelo senhor Rinaldo Dal Pizzol, que fazem parte da sexta geração da família, a vinícola mantém uma produção controlada de pequena tiragem, que resulta em vinhos e espumantes únicos e marcantes.
Reinaldo Dal Pizzol
Reinaldo Dal Pizzol

A sede da Dal Pizzol é simplesmente INCRÍVEL! Repleta de lagos, área verde, animais silvestres e exóticos, parquinho para crianças, espaços de lazer, museu do vinho e de equipamentos do mundo do vinho, entre outros, fazem parte deste recanto encantador.
Foto Rodrigo Parisotto
Foto Rodrigo Parisotto

Foto Rodrigo Parisotto
Foto Rodrigo Parisotto

ENOTECA E ECOMUSEU DA CULTURA DO VINHO
O resultado de décadas de preservação e guarda de relíquias ligadas a cultura do vinho estão expostas na Enoteca e Ecomuseu da Cultura do Vinho.
foto Gilmar Gomes
foto Gilmar Gomes

Na enoteca, o acervo conta com centenas de utensílios e ferramentas utilizados na elaboração e consumo de vinhos, fotos, documentos e uma coleção com mais de 200 garrafas nacionais e estrangeiras provenientes dos cinco continentes.
CURIOSIDADE: a garrafa mais antiga do BRASIL, datada de 1937, está exposta na vinícola.
Já a Enoteca guarda uma coleção de garrafas de safras antigas e representativas da Dal Pizzol, desde a FUNDAÇÃO DA VINÍCOLA!
dALPIZZOL (15)
 
VINHEDOS DO MUNDO
Se não bastasse todas estas relíquias armazenadas com tanto primor e cuidado, a Dal Pizzol também mantém uma das três maiores coleções de uvas privada do PLANETA  e a maior da América Latina, com 400 variedades de uvas. É o “Acervo Vinhedo do Mundo”.
Neste ano (2017) eu tive a honra de participar da colheita simbólica deste vinhedo. Na ocasião, colhi a casta XARE-LO, da Espanha. Para se ter uma ideia, esta variedade é uma das principais cepas utilizadas na produção de Cava, o famoso espumante espanhol.
dALPIZZOL (58)
A colheita do vinhedo do mundo ocorre de novembro a março. As variedades precoces são armazenadas em câmaras frias até o fim da colheita. Depois, as 46 castas são utilizadas para a produção do vinho VINUMMUNDI 2017 – o ‘Vinho do Mundo’, oferecido apenas para convidados especiais na colheita de 2018. O VINUMMUNDI é um vinho cultural, não é comercializado, expressa e simboliza a solidariedade dos povos e suas culturas.
dALPIZZOL (125)
Uma das novidades impressionantes deste ano foi um outro ritual muito comum feito pelos antepassados: foram “enterradas” 85 garrafas de vinho. Elas ficarão guardadas a uma profundidade de um metro, dentro de um barril de carvalho e somente em 2022 elas começarão a serem retiradas.
dALPIZZOL (128)
Os 85 vinhos que foram enterrados foram: 25 garrafas do VINUMMUNDI de cinco colheitas (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016) e mais 60 garrafas, entre 20 de Cabernet Franc, 20 de Merlot e 20 de Enoteca Dal Pizzol.
 
DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS
Outra experiência marcante promovida pela Dal Pizzol é a degustação às cegas. Com os olhos vendados, somos convidados experimentar com mais intensidade a arte de degustar vinhos.
dALPIZZOL (35)
São sons, toques, sentimentos e sabores que fazem todo o sentido, quando não se tem o olhar para nos guiarmos a outras interpretações. É uma experiência esclarecedora e enriquecedora.
dALPIZZOL (45)
 
PICCOLE E PIACERE
O outra ação muito bacana da Dal Pizzol é a Piccole e Piacere, uma espécie de piquenique no bosque da vinícola. A gente já te contou os detalhes em outro post aqui no blog: clique aqui!
Foto: Eduardo Benini
Foto: Eduardo Benini

DAL PIZZOL DAY FESTIVAL
Outra NOVIDADE muito legal e que ocorre pela primeira vez neste sábado, DIA 11 DE FEVEREIRO, é o Dal Pizzol Day Festival, um evento enogastronômico a céu aberto. A partir das 12 horas a vinícola abre as portas e proporciona degustação de vinhos e espumantes, com o acompanhamento de hambúrgueres, sanduíches, porções de massas, batatas e frios numa parceria com a Estação Café Blauth (de Farroupilha). O evento que segue até às 21h.
Foto: Jeferson Soldi
Foto: Jeferson Soldi

Os vinhos e espumantes Dal Pizzol e as comidinhas serão harmonizados com a boa música das bandas Blue Label e Dan Ferreti e DJs especiais. Na programação, exposição de carros antigos e a participação de moto clubes da região.
Os ingressos serão vendidos no local a R$ 15, com direito a uma taça personalizada com uma dose de vinho ou espumante ou suco de uva.
Em caso de chuva o evento será transferido. Informações pelo telefone (54) 3449.2255 ou pelo e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br.
 
Tri, né?! PARTICIPEEE! É uma excelente oportunidade para você conhecer um pouco de tudo que relatei neste post.
 
A Dal Pizzol está aberta de segunda à sexta das 9h às 11h40 e das 13h30 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
 
 
*O blog NA CARONA DA QUEL foi um dos veículos convidados para a Press Trip da Vindima promovida por algumas vinícolas da Serra Gaúcha, e operacionalizada pela ConceitoCom Brasil. Nos próximos dias, outros posts vão mostrar um pouco da força e qualidade do enoturismo desta região.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

POsts relacionados