BENTO GONÇALVES – Fascínios da Vindima

Oi, pessoal. Tudo bem?!
Não é segredo para meus amigos e conhecidos que sou uma ativa “turista” na cidade que moro. Bento tem tantos lugares para conhecer e explorar, tantos sabores para degustar e tantas experiências para viver, que certamente você também vai se encantar.
No último final de semana, a convite de Secretaria de Turismo de Bento e da ConceitoCom Brasil, participei durante três dias da Press da Vindima, oportunidade que vivenciei algumas atrações que a cidade oferece aos turistas nesta época da colheita da uva.
Uma das experiências mais marcantes e encantadoras foi o passeio “Fascínios da Vindima”, uma iniciativa das vinícolas Cristófoli, Cainelli e Salton, operacionalizada pela Giordani Turismo. Calma que eu conto tudo!
Muita animação na Cainelli

O casarão centenário abriga a vinícola e museu
O casarão centenário abriga a vinícola e museu

O passeio começa na Vinícola Cainelli (localizada as margens da BR 470, sentido Bento – Veranópolis, no Vale do Rio das Antas), onde somos recebidos por toda a família que administra a empresa: Roberto e a Bete Cainelli e o filho e enólogo da casa, Roberto Cainelli Junior (uns queridoooos!!!). Além deles, o melhor anfitrião (que você respeita na vida) é o seu Nei Tomasi, um animado “colono” que nos acompanha ao longo de todo o passeio.
Objetos antigos foram doados pela própria comunidade
Objetos antigos foram doados pela própria comunidade

Vinícola Cainelli
Depois de um breve histórico da casa centenária e da evolução da vinícola, conduzidos a um museu, localizado na parte superior do casarão. Lá, objetos doados pela comunidade mostram a simplicidade, a religiosidade e o trabalho dos antepassados.
Cainelli
Depois de um passeio pela história, começa uma breve caminhada até uma área de vinhedos, especialmente cuidada para receber turistas. No caminho, placas com frases divertidas sobre vinho, entretêm os visitantes.
Ao avistar os parreirais repletos de cachos maduros, somos convidados a “trabalhar”. Nossa função é encher os cestos. Enquanto isso, o simpático Samuel cantarola músicas típicas italianas, que logo recebe a companhia de “nonas” que chegam cantando a bordo de tuc-tuc. Uma imagem encantadora!
IMG_9106
A família Cainelli, enquanto nos divertimos, prepara ali menos, embaixo das frutas sagradas do vinho, uma mesa farta, repleta de salame, queijo, copa, torta tirolesa, pão, geleias e têm até polenta brustolada, preparada com primor pelo Nei. Tudo delicioso.
GOPR4666_1484407193710_high
Cestos (e barriga) cheios, subimos no tuc-tuc para retornar a casa amarela. Lá, despejamos a uva na mastela e, assim como antigamente, começamos o ritual de esmagamento da fruta com OS PÉS!!! O ritmo da música é o que dá a intensidade da pisada. Todo processo é também animado pelo Nei, que nos serve vinho na boca e sugere fotos criativas.
Para terminar, o jovem Cainelli Junior ministra a degustação dos produtos da casa.
IMG_9195
 
 
A imponência da Salton
GOPR4753_1484932018814_high
O próximo destino é a renomada Vinícola Salton. A imponência de sua sede, aliado a riqueza dos detalhes em cada canto do prédio, encanta logo de cara. Na Salton, a gente conhece toda a história, através da galeria dos 100 anos, um espaço com desenhos nas paredes, conhece todo o processo de fabricação – desde o recebimento da uva, armazenamento, rotulagem e despacho dos produtos. Um processo altamente tecnológico que impressiona!
GOPR4710_1484932018814_high
Na vinícola também há um labirinto de cavas, onde estão armazenados os rótulos mais expressivos, e que são “guiados” por anjos iluminados. Conforme a gente vai andando, eles vão acendendo, até chegar na “sala secreta”, um local que lembra algum cenário da saga Harry Potter. É DEMAIS! No entanto, esse trajeto não faz parte do “Fascínios da Vindima”. Reserve um dia e faça esse passeio!
GOPR4728_1484932018814_high
Depois disso, vamos para sala de degustações, onde participamos de uma aula de harmonização de vinhos e espumantes com queijos e chocolates. Uma esclarecedora experiência.
Degustação de queijos e chocolates
Degustação de queijos e chocolates

 
 
Surpresa na Cristófoli
IMG_8903
O próximo e último destino do “Fascínios da Vindima” é a Vinícola Cristófoli. Com um sorriso largo, quem nos recebe é a anfitriã da casa, a Bruna Cristófoli, que nos leva para conhecer o processo de fabricação dos vinhos e espumantes. Lá fomos recebidos com um refresco de uva – feito com o próprio mosto e consumido antes do processo de fermentação (uma delícia!!!).
IMG_8898
Depois de um breve histórico, a gente parte para o varejo, instalado no porão de uma casa antiga ao lado da fábrica. Uma mesa comprida, elegantemente prepara com louças e lenços brancos, nos espera para o almoço. No cardápio, salada de folhas verdes, com um molho (secreto) delicioso, seguido por uma massa fresca, com molho de tomate confit, acompanhado de lombo suíno recheado com fortaia, bacon, cebola, batatas assadas e molho de geleia de abacaxi. Para finalizar, sagu de moscatel com morangos. IRRESISTÍVEL!
IMG_8916IMG_8921IMG_20170120_185420_718
É ou não é um roteiro FASCINANTE???
Você pode adquirir, agendar e buscar mais informações dos passeios na Giordani Turismo. O telefone é (54) 3455-2788.
O valor do passeio custa R$ 294, por pessoa – o valor da direito ao dia todo de experiência, com almoço, transporte e tudo que eu descrevi acima! Crianças até 12 anos pagam 50% deste valor.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

POsts relacionados