SANTA MARIA e região: os marcantes lugares e sabores para conhecer!

Região central do Estado, terra que abriga milhares e milhares de estudantes universitários, Santa Maria, no Rio Grande do Sul, também é rica em história, gastronomia e diversão. No feriado de Páscoa desembarquei na cidade, especialmente, para matar a saudade do meu irmão e da minha cunhada (o Rafa e a Flávia), que moram há alguns anos em SM, e aproveitei para explorar o que Santa Maria e a região têm de especial em sabores, lugares e experiências.
Eu separei várias dicas legais para conhecer tanto na cidade, quanto na região. Aliás, a região é conhecida por abrigar a Quarta Colônia da Imigração Italiana, um roteiro que envolve nove pequenas cidades e que é pouco difundida. São municípios ricos em belezas naturais, que preservam os costumes dos seus descendentes. É comum ver casas e igrejas com as características originais.
As sugestões que eu separei, bem planejado, você consegue fazer em dois dias!
VILA BELGA E ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SANTA MARIA
Vila Belga
São lugares lindos para fazer belos registros fotográficos, porque, infelizmente, não existe um apelo turístico, com guias que contem a história do local. Depois que conheci a Vila Belga e a Estação Ferroviária de Santa Maria fui buscar na internet informações que contassem tudo aquilo que vi.
Vila Belga - Santa Maria
A Vila Belga é um conjunto de edificações projetado, entre 1905-1907, pelo engenheiro belga Gustave Vauthier, para abrigar os funcionários da Estação Ferroviária de Santa Maria. Considerada patrimônio histórico e cultural municipal e estadual, a Vila Belga HOJE é ocupada por cidadãos, pois em 13 de novembro de 1997, através de leilão que deu preferência aos então moradores, as casas passaram a ser propriedades particulares.
A cada segundo e terceiro domingo do mês são organizados o simpático “Brique da Vila Belga”, que atrai turistas e moradores de diferentes bairros de Santa Maria para o local.
Pertinho dali, em estado de total abandono, está a Estação Ferroviária de Santa Maria. Embora em precárias condições (com cheiro de xixi e muita sujeira), o local segue lindo!
Estação Férrea de Santa maria (1)
Estação Férrea de Santa maria (2)
Estacao de Santa maria
Estacao Ferrea (2)
 
JARDIM DAS ESCULTURAS, EM JÚLIO DE CASTILHOS
Acorde cedo, ative seu Waze, e vá conhecer o Jardim das Esculturas, no distrito de São João dos Mellos, em Júlio de Castilhos. Partindo de Santa Maria, de carro, dá aproximadamente uma hora e meia (47 km, sendo 9km de estrada de chão).
Jardim das Esculturas
O espaço é MUITO LEGAL. Trata-se de um jardim de SEIS MIL METROS QUADRADOS, com mais de 570 obras, produzidas pelo artista Rogério Bertoldo. São esculturas feitas, em sua maioria, com a rocha arenito, chamada de Butucatu, muito típica na região. O artista também trabalha algumas peças em madeira. São diferentes temas: faces, yoga, animais, família, natureza, entre outros.
Jardim das Esculturas 01
jardim das Escultras - faces
Jardim das Faces
Jardim das Esculturas -
Rogério produz em média uma escultura por dia e encanta pela riqueza dos detalhes.
O Jardim das Esculturas também oferece trilhas até uma cachoeira e almoço com café colonial. Estes dois últimos a gente não fez, devido ao tempo chuvoso.

Rogério, o artista!
Rogério, o artista!

O valor do ingresso individual é de R$ 15 e o passeio, tranquilamente, dura uma manhã toda.
 
ALMOÇO NO VAL DE BUIA, EM SILVEIRA MARTINS
Indicado pelos seguidores, fomos conhecer o restaurante Val de Buia, em Silveira Martins. A cidade é conhecida por ser um forte polo gastronômico (e foi até difícil escolher a opção para o almoço).
Val de Buia
O Val de Buia fica a 20 minutos do centro de Santa Maria e serve comida típica italiana. FARTAMENTE!
Val de Buia (1)
Começa com uma tábua de frios: com salame, morcilha, queijo colonial, copa, pão colonial e doce, antepasto de berinjela, tomate confitado e uma maionese caseira.
Val de Buia (2)
Depois, uma sopa de capeletti (ou agnoline, como preferir).
Agora, começa a farra: vem risoto de frango, salada verde e um galeto primorosamente preparado, acompanhado de polenta brustolada. Se não bastasse isso, uma moça simpática circula com um carrinho com três tipos de massas: ravióli de quatro queijo, lasanha de frango e tortéi recheado de moranga com molho bolonhesa.
Val de Buia (3)
Val de Buia (4)
A sobremesa? Sagu com creme e ambrosia!
Tudo isso por R$ 45, por pessoa.
O local ainda conta com uma ampla área verde, com parquinho para crianças e um riacho.
 
FERMENTADOS ARTISAN BAKERY E CAFÉ
Moderno e cool, o Fermentados é tipo uma parada obrigatória em Santa Maria. Afinal, não é todo o dia que a gente encontra lugares com pães feitos de FERMENTAÇÃO NATURAL, né? Aliás, a casa preza pela qualidade da matéria-prima e pelo respeito por cada receita e produto.
Fermentados Santa Maria (5)
Fermentados Santa Maria (4)
O cardápio, exibido na parede, traz pães de figo, nozes, uvas passas, gorgonzola, linguiça, entre outros. As opções em doces também são fartas: brownies, muffins, cakes, bolos de milho, cenoura, cheescake, torta de maca e limão….ai, gente, tem muita coisa boa.
Fermentados Santa Maria (2)
Eu comi este prato especial da casa: um cascão feito de pão de mel, coberto de creme de caramelo e chocolate, com uma farofa de castanhas, e acompanhado de sorvete de baunilha. Uma perdição.
Fermentados Santa Maria (8)
 
Fermentados Santa Maria (6)
 
VISITA A CERVEJARIA MARIA SANTA
Com visitação e atendimento ao público aos sábados das 14h às 18h, na Rodovia BR158, na Cervejaria Maria Santa é possível experimentar diversos tipos de cervejas artesanais, conhecer o processo de fabricação e renovar os estoques de cerveja, comprando rótulos a preço de fábrica.
Cervejaria Maria Santa (1)
 
PARADA NO ARTESANATO PÉ DA SERRA
Localizado as margens da BR 158, o Artesanato Pé da Serra, tem de tudo um pouco: móveis rústicos, tapetes, almofadas, louças de porcelanas, penduricalhos, entre outros. Eu encontrei até as canequinhas de ferro antigas coloridas, para acompanhar uma minicoleção que tenho em casa.
Artesanato
 
 
CONVESCOTE CASA DE CHÁS
Para encerrar teu dia de passeios, sugiro conhecer o Convescote Casa de Chás, em Itaara. Confesso que não consegui ir neste fíndi, mas conheci na Páscoa passada (2016) e me surpreendi. Itaara fica há meia hora do centro de Santa Maria e é uma pequena e tranquila localidade, que, basicamente, possui edificações residenciais, bonitas e bem cuidadas.
Confescote
Em meio a tantas casas, uma delas recebe centenas de visitantes toda a semana, especialmente pelas delícias servidas e pela decoração peculiar. O Convescote conta com uma ampla carta de chás e infusões (nacionais e internacionais), além de cafés, lanches e doces, servidos em pratos que lembram a casa da vó. Um charme só.
APRECIAR AS PAISAGENS INTERIORANAS
(Se você não estiver dirigindo) OLHE para os lados. A região é linda. Os municípios da Quarta Colônia, especialmente, são encantadores.
Paisagem Santa maria
Paisagem 01
G0056149_1492283770354_high
Olha essa igreja em Arroio Grande, distrito de Santa Maria!
bar
E esse bar, típico de cidade do interior!
 
Bom, é isso!
 
Espero que gostem!
Um beijo da Quel =*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

POsts relacionados